Browsing Category

Comportamento & Etiqueta

Comportamento & Etiqueta

QUAL COMIDA POSSO COMER USANDO AS MÃOS E NÃO TALHERES?

1 de outubro de 2017
Food-Truck-Event-Aerial-Pic

Hoje em dia virou febre a questão dos food truck, finger food etc., porém as pessoas ainda ficam meio sem jeito de comer nesses ambientes, porque a maioria deles nem mesa de apoio têm, então o jeito e tentar comer com a mão sem cometer muita gafe.

  • Pastéis, coxinhas, empadas, comida árabe, tacos mexicanos, pizza, hambúrguers, cachorro quente: tudo isso é permitido comer com as mãos. Apenas antes de pedir lave as mãos ou tenha sempre por perto ao álcool em gel, além de higiênico é elegante.
  • Observe o tamanho do alimento: antes de pedir o alimento verifique o tamanho. Veja se vai conseguir comer sem os talheres, aí sim faça sua escolha. Porém caso queira muito comer tal comida, peça para que cortem o pedaço em duas partes.
  • Guardanapos: sempre esteja com as mãos cheias de guardanapos, assim você evitará tragédias como molhos, carnes e verduras, caindo em sua mão.

O interessante é aproveitar o momento e se reinventar afinal essas novas formas de alimentação vão se tornar cada dia mais comum em nosso cotidiano. Bom apetite.

Comportamento & Etiqueta

COMO SER REALMENTE PROFISSIONAL NO HOME OFFICE?

1 de setembro de 2017
como-oak-home-office-furniture

Muito comum hoje em dia as pessoas abrindo empresas home office, grandes empresas em grandes centros optando por deixar os funcionários trabalharem de casa para perderem menos tempo no trânsito, enfim são vários os motivos. Porém neste caso a disciplina e compromisso devem ser bem maiores, pois neste caso misturar o pessoal do profissional é apenas uma porta.

  • Espaço: escolha com cuidado o espaço da casa que queira transformar em ambiente profissional. O legal é ele não ser em um espaço comum como a sala de visitas por exemplo. Escolha um lugar tranquilo e que vai te dar acesso rápido para entrar e sair com cliente quando for necessário.
  • Organize este espaço: organize o espaço para que ele fique com cara de escritório e não de quarto. Isso vai te ajudar e entrar no clima profissional.
  • Telefone: adote o celular como contato, ou coloque uma linha especial para seu profissional. Assim você evita que as crianças ou a secretária do Lar atendam de uma maneira caseira e informal.
  • Estabeleça rotina: horário de chegada, saída, como vai trabalhar. Comunique isso com todos de casa para que eles não interrompam seu momento profissional.

O legal de trabalhar em casa é a otimização do seu tempo, com isso você poderá render mais. Porém a organização, pontualidade e compromisso devem estar muito bem claros em sua rotina. Bom trabalho!

Comportamento & Etiqueta

O QUE NUNCA DEVE SER DITO NO AMBIENTE DE TRABALHO.

1 de agosto de 2017
frases-que-um-profissional-nao-deve-dizer-nunca-noticias

Muitas pessoas me comentam que a cada dia as pessoas perdem mais a noção de senso comum, e eu concordamos. Porém é legal ficar atento às dicas, porque no mercado de trabalho isso pode pesar contra você.

  • Nunca fale mal do emprego anterior: pois a pessoa que está te ouvindo vai pensar que quando você sair da empresa atual também agirá da mesma maneira.
  • Saúde: evite reclamar de dores, falar de doença o tempo todo, isso você deve falar é com médico e não com um colega.
  • Evite assuntos de política, religião, futebol e opção sexual: ainda mais no momento que estamos vivendo em nosso país. Seja neutro, sempre é mais elegante.
  • Vida sexual: sua vida sexual bem como a de seus colegas nunca, jamais, em hipótese nenhuma deve ser tema de discussão no ambiente de trabalho. Ninguém está interessado na sua vida íntima.
  • Contar do seu relacionamento amoroso: erro gravíssimo. Separar o pessoal do profissional conta ponto e muito, afinal todo mundo tem problemas, uns em menor grau outros nem tanto, então boca fechada para esse item também é fundamental.

Reflita então e veja como está seu comportamento em relação a essas dicas, isso vai te ajudar muito. Bom trabalho!

Comportamento & Etiqueta

COMO SERVIR E BRINDAR COM VINHO?

1 de julho de 2017
Camera+ recipe?
? scene: Auto

Amo vinho e com isso estudo sempre as tradições e colocações que são feitas sempre sobre esse tema. Então vamos às dicas:

  • Nunca brinde com água: segundo a tradição europeia trás má sorte.
  • Vire a mão para dentro na hora de servir: principalmente se estiver perto de italianos. Pois eles acreditam que isso seja descaso. Então ao servir, dê um leve giro para dentro.
  • Evite brindar com a mão esquerda: tradição de milênios. Pois segundo as regras sociais, todas as mãos direitas estendidas, caso acontecesse algo a mão esquerda estaria pronta para sacar a arma ou espada.
  • Beber antes de brindar: jamais! Espere todos serem servidos e aí sim após o brinde tome o vinho.
  • Precisa brindar: sempre é bom o brinde, porém ele não tem obrigação de acontecer, a não ser em reuniões de eventos comemorativos.

Nunca é demais brindar desejando saúde e prosperidade, afinal a bebida e o encontro social é para aproximar ainda mais as pessoas. Saúde!

Comportamento & Etiqueta

PISCA ALERTA NÃO SIGNIFICA PARAR EM QUALQUER LUGAR

8 de junho de 2017
piscapisca2

Resolvi escrever este post porque estou cada dia mais indignada com o trânsito em minha cidade. Tá! Uberlândia nem é tão grande assim, mas isso não vem ao caso (como dizem aqui em Minas), mas acho que independente do tamanho da cidade, colocar no lugar do outro é regra fundamental da boa convivência.

O artigo 40, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro diz que: “luz intermitente do veículo, utilizada em caráter de advertência, destinada a indicar aos demais usuários da via que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência”.

Ou seja: 1- parar para buscar filho na escola e ligar o alerta só pra parar na porta do colégio – NÂO PODE

2- parar em fila dupla para conversar com um colega que está na calçada – NÃO PODE

3- parar e ligar o pisca alerta para que outra pessoa entre no veículo – NÃO PODE

4- parar o carro em faixa de tráfego normal e ligar o pisca alerta só para parar em frente ao banco – NÃO PODE

Acredito que se todo ser humano colocasse no lugar do outro, ou simplesmente não quisesse tirar vantagem em tudo, nosso cotidiano seria muito mais elegante. Pense nisso! Afinal não é só você que tem que cumprir horários, ou simplesmente a rua não é só sua. Vale o alerta! Condutores, leiam novamente o CTB, pelo menos uma vez por ano!

Comportamento & Etiqueta

MEMES DE INTERNET MUDANDO AS REGRAS DE ETIQUETA À MESA: CUIDADO!

1 de junho de 2017
15649137_ITsJ0

Quando recebi está imagem acima, fiquei chocada com a invenção do ser humano. Até que ponto eles querem complicar o serviço à mesa? Depois disso me perguntei: será que eu deixei de estudar essa parte da etiqueta a mesa? De onde eles tiraram isso. Então fui estudar e pesquisar novamente, e pasmem. Isso tudo é uma mentira. Busquei em livros de etiqueta, sites nacionais e internacionais de comportamento e etiqueta a mesa e nenhum deles falam em momento algum sobre essas regras então, por favor: isso não existe.

Nossa influência francesa na gastronomia é grande, por isso temo sim regras para compor mesa, posicionamento de talheres, copos e afins, mas regras como estas para retirada do prato ou comunicação com garçom não existem.

A única imagem que condiz com a realidade é “estou satisfeito” – e por motivo prático: o garçom retira os pratos por trás da cadeira e, com os talher paralelos, com cabo voltado para o cliente é mais fácil para ele firmar a mão e não derrubar os mesmos.

Então pessoal não vamos acreditar em tudo que a internet nos propõe. Vamos estudar e ver se tem fundamento ou não aquilo que estou lendo e vendo.

O que vale mesmo na etiqueta à mesa é o bom atendimento e a boa gastronomia e não a linguagem dos talheres!

Comportamento & Etiqueta

ETIQUETA SOCIAL EM EVENTOS

5 de maio de 2017
lancamento-evento-oficina-de-eventos-fortaleza

Todos os dias somos chamados a participar de algum evento específico, seja no ramo social ou profissional. Porém alguns cuidados devemos tomar. Mas, será que você está se comportando “corretamente” nesses ambientes? Vamos às dicas:

  • Jantar na casa de amigos: o correto é sempre chegar no horário marcado, nem um minuto a mais nem um minuto a menos (nos dois casos você já estará pecando na elegância). Caso seja a primeira visita na casa dos amigos é de bom tom levar uma lembrança: chocolates, vinho, flores, um pequeno mimo, sempre faz bem. Caso seu local de visitas, tenha criança tenha bom senso, não fique fazendo hora para ir embora.
  • Congressos, palestras e afins: entrou em um auditório desliguem o celular ou coloque no modo silencioso. Apesar de clichê o nível um de deselegância acontece por conta dos celulares, fique atento. Caso tenha um coquetel evite beber demais, ou comer demasiadamente. Neste ambiente todos estão reparando seu comportamento, e isso vai contar a favor ou contra você.
  • Aniversários: o correto é levar presente sim. Mesmo que não tenha tempo prestigie o aniversariante que preparou tudo com muito carinho pra te receber. Vale passar rapidamente em m supermercado, lojas ou conveniências e levar alguma coisa, mesmo que simbólica.
  • Casamentos: só vá se for convidado, claro. O que mais acontece nesse tipo de evento são os famosos penetras. Esqueça. Se não for convidado não compareça simples assim.
  • Almoço de negócio: Pontualidade: item importantíssimo para qualquer profissional principalmente neste caso. Chegue no horário e nunca, (jamais e em hipótese nenhuma) beba mais do que o necessário para fechar o negócio e lembre-se, as regras de etiqueta à mesa neste ambiente devem ser usadas na íntegra.

O interessante nessas ocasiões é sempre o respeito com o outro. Não façam com os outros aquilo que não gostariam que o fizessem. Usando essa máxima, com certeza você não errará em nenhum passo no convívio social. Boas festas!

Comportamento & Etiqueta

ETIQUETA NA ACADEMIA

27 de abril de 2017
background01

O ano ainda está no começo com isso a procura pelas academias aumentam consideravelmente. E muitas vezes a falta de postura dentro desse ambiente também aumenta na mesma proporção que as matrículas. É preciso saber se comportar em qualquer lugar, mas você sabe como ter etiqueta dentro das academias? Tenho dicas preciosas para vocês.

  • Roupas:

Esse ambiente pede roupas confortáveis e não decotadas e indiscretas. A regra é clara “como diz Arnaldo César Coelho”: evite roupas com muito decote, transparentes e muito curtas, afinal o local é comum a várias pessoas, e sua imagem estará sendo avaliada até neste ambiente.

  • Cabelos:

Sempre presos. Nada de ficar desfilando os lindos fios sedosos neste ambiente, além de deselegante, pode causar acidentes em alguns aparelhos e até mesmo cair fios no chão, cadeiras, esteiras, etc.

  • Conversas:

Primeira regra nesse item é: seu colega está a fim de conversar com você? Ou só você está a fim de conversar com ele? Lembre-se este ambiente é para atividade física, conversa faz parte, mas desde que a pessoa esteja querendo compartilhar do assunto junto com você. Evite conversas longas e as fofocas. Principalmente riso solto.

  • Cheiros:

Ficar cheiroso neste ambiente é legal, porém não é o cheiro do seu perfume ou da sua colônia que deve prevalecer. O legal e elegante é o cheiro natural, evite perfumes e cheiros fortes tanto os bons quanto os ruins. Capriche no desodorante.

  • Vestiário:

Dentro das academias, clubes, etc, esse ambiente é comum a várias pessoas, então seja elegante e: não desfile nu, divida o espelho, não faça da pia sua penteadeira e cuidado com toalhas, calcinhas e afins.

  • Dividir aparelhos:

Os famosos revezamentos. Por mais que na academia tem a pessoa da limpeza é gentil passar sempre uma toalhinha com álcool assim que você usa o aparelho. Até porque ninguém é obrigado a pegar suor de ninguém.

  • Ser gentil:

Esse item é independente do ambiente de academia. Devemos ser gentil a todo o momento. Um bom dia, boa tarde ou boa noite ao porteiro, faxineira e professores não mata ninguém e além disso te coloca numa posição confortável de pessoa educada. Não é só porque a pessoa está trabalhando que não merece respeito, pelo contrário, sem aquela pessoa ali sua atividade não seria tão agradável.

Aproveite as dicas, boa malhação!

 

Comportamento & Etiqueta

A ARTE DE DAR E RECEBER PRESENTES:

28 de fevereiro de 2017
presentes

Existem regras quando o assunto é presente? A resposta é sim. Porém não há obrigatoriedade no ato.

  • Quando visitar alguém pela primeira vez: sim, é considerado elegantíssimo presentear neste momento. Leve um bombom, flores ou alguma coisa que identifique a pessoa que você vai visitar, porém não temos obrigatoriedade.
  • Quando receber o presente: abra-o em frente à pessoa. Por mais que esteja corrido em uma festa de aniversário, pare e abra o presente. Agradeça a pessoa e guarde o presente novamente.
  • Quando dar o presente: coloque o cartão identificando, além de muito cortês é muito elegante. Evite por favor, falar sobre o presente, como se aquilo te custou o “olho da cara”.
  • Evite presentes muito pessoais: por mais intima que a pessoa é de você. Isso pode constranger. Além de correr o risco de errar sobre tamanhos e caimentos.

Dar e receber presente é um ato muito elegante, pois através de pequenos gestos você demostra a pessoa o quanto ela é importante para você, pois você dedicou um tempo à ela para escolher algo que vai ficar eternizado na vida de qualquer um que o receba.

Comportamento & Etiqueta

STALKEAR

22 de fevereiro de 2017
10733847_686748878098966_501555901124295915_o

Este post é super moderno! E ofereço para minhas primas queridas Ana Júlia e Ana Maria, que me ensinaram o que é isso (rss), porque depois que você vira mãe a única coisa nova que você aprende é cantar todas as músicas do aplicativo infantil.

Stalkear é uma palavra derivada do inglês stalker, que significa “perseguidor”. Neste caso, o neologismo português significa “ato de perseguir”.

Mas o que tem de deselegante nisso?

  • Você pode até stalkear algum que você não segue, mas se curtir a foto da pessoa sem querer vai indicar que você especula a vida dela e não tem interesse de segui-la, apenas quer bisbilhotar a vida alheia, o que torna a ação deselegante.
  • Sair stalkeando a pessoa em fotos antigas significa que você está com segundas ou terceiras intenções, então cuidado se suas intenções não forem essas.
  • Cuidado, pois stalkear demais pode causar certo medo! Apesar de não ser considerado crime nas redes sociais, essa prática pode dizer muito, então fique atento para não exagerar. Se tem tanto interesse na vida da pessoa, solicite amizade “sincera” (como diria Taynara OG).

O legal é gostou ou tem interesse? Solicite amizade. Não fique vigiando a vida alheia, pois isso pode soar mal para sua pessoa, além de ser extremamente deselegante.