Monthly Archives

junho 2018

Comportamento & Etiqueta

ETIQUETA PARA OS SÍMBOLOS NACIONAIS, BANDEIRA E HINO NACIONAL:

17 de junho de 2018
maxresdefault

Como trabalho com eventos, vejo muitas aberrações quando o assunto é hino e bandeira.

Vamos às regras de etiqueta embasadas nas normas de cerimonial da presidência da república da Lei de n° 5.700 de 1° de setembro de 1971.

1-De acordo com o artigo 23.: no capítulo II que discorre sobre a forma dos símbolos nacionais, para bandeira nunca se abate em continência. Ou seja, no momento da execução do hino não tem necessidade de olhar para bandeira exceto os militares, nós meros civis, podemos somente ficar em pé com braços para baixo na direção do corpo. Portanto leitores, não existe respaldo legal para voltar se a bandeira. Além do mais fazendo isso, você demonstra que a bandeira é mais importante que o hino nacional e portanto tem precedência sobre este, o que não é verdade. Pois os símbolos nacionais são símbolos que representam a nação, portanto não tem precedência e muito menos hierarquia sobre eles.

2- Aplausos: não aplaude se o hino se tocado por som mecânico, somente se alguém estiver cantando, aplaudimos o artista e não o hino.

3- Gentileza: por uma questão de respeito o hino do país visitante sempre é executado antes do país anfitrião. Lembrando que o hino deve ser executado sempre no inicio das cerimônias e não no final.

Portanto, em ano de copa do mundo vale a pena saber um pouco mais sobre as regras de etiqueta para o hino, ou símbolos nacionais, afinal iremos escutar mais do que de costume.

Boa copa!!

Comportamento & Etiqueta

R.S.V.P

13 de junho de 2018
http-cdn.notonthehighstreet.comsystemproduct_imagesimages002128900original_wedding-invites-and-rsvp

O que significa? E Pra que existe?

Recebi uma mensagem de uma leitora e ela solicitou que escrevesse sobre esse assunto. Por mais que já falamos sobre ele outras vezes compensa relembrar.

O que significa essa sigla R.S.V.P nos convites?  A expressão francesa “Répondez S’il Vous Plait” que em português significa “Responda Por Favor”. E o porquê ela existe? Existe para dar mais organização para um evento, ou seja: as pessoas que estão organizando vão saber ao certo quantas pessoas vão ao evento, afinal hoje em dia qualquer despesa extra se cortada faz um bem para saúde do evento, além de ser extremamente elegante da parte do convidado. Portanto:

  • Responda sempre: confirme
  • Existem várias maneiras hoje de fazer essa confirmação: telefones, e-mails, QR Code, etc. Não tem desculpas para não fazer.
  • Pense como se a festa fosse sua: você ia gostar ou não de saber quem vai? Faça com os outros o que gostariam que fizesse com você.

A regra neste caso é simples. Vale a pena perder um pouco do seu tempo para ajudar o outro, isso faz diferença!