Monthly Archives

janeiro 2016

Comportamento & Etiqueta

TIPOS DE QUEIJOS

6 de janeiro de 2016
queijos_e_vinhos

Minha amiga Veruska Dutra, escreve em sua página no facebook sobre hospitalidade, e no final do ano publicou um texto super interessante que quero compartilhar com vocês, “tipos de queijos”. Espero que gostem.

QUEIJOS – Por Veruska Dutra (Momento Hospitalidade).
Nas festas de virada de ano é muito comum vermos mesas com tabuas de frios e sempre encontramos os queijos e muitas vezes não sabemos identifica – los.
Vejamos os mais encontrados nessas ocasiões e algumas curiosidades:

1- chèvre, é um queijo francês fabricado com o leite de cabra.
Apresenta-se no formato de pequenos rolos, de casca branca, macio por dentro e massa que se esfarela. Tem um sabor ligeiramente salgado. Ideal para se comer com torradinhas.

2 – Gorgonzola, é uma variedade de queijo azul feito com leite de vaca, originário da localidade de Gorgonzola, nos arredores de Milão, na Itália. A sua massa é cremosa, tem um sabor agradável e um aroma intenso.

3- Reblochon, é muito apreciado, em composição com outros queijos, em tábuas de queijos e saladas, ou gratinados com batatas.

4-Emmental, conhecido no Brasil como queijo Suíço, por ser originário da Suíça. Apresenta cor amarelada, casca escovada e dura, consistência média e característicos buracos internos. Seu sabor é suave e levemente adocicado.

5 – Brie, “o rei dos queijos” o queridinho, a sua crosta é branca e macia de sabor delicado, considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. O seu sabor e textura se modificam de acordo com a sua maturação: os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurado e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias.
Para melhor ser degustado, o brie deve ser retirado da refrigeração 30 minutos antes de ser servido e deixado de molho no leite por 90 minutos, maturando seu revestimento e dando um toque suave ao paladar. O acompanhamento sugerido é um bom vinho tinto.

Muito bom!!! Adorei amiga Veruska Dutra!