Monthly Archives

setembro 2015

Comportamento & Etiqueta

NOVIDADES

28 de setembro de 2015
news

Boa noite leitores!

Andei sumida por uns dias, muitas atividades pessoais e profissionais que me tomaram muito tempo.

E como boa crítica que sou de mim mesma, resolvi rever minha programação de tempo em todos os sentidos para continuar fazendo o que eu amo sem prejudicar o conteúdo.

Através desta analise vou começar a postar textos mais curtos com 5 ou 7 dicas de comportamento. Acredito que essa nova maneira facilitará a leitura e a nossa integração, espero que gostem.

Abraços!!!

Comportamento & Etiqueta

TROCA DE FAVORES: ELEGANTE OU NÃO?

15 de setembro de 2015
Vendendo-confiabilidade

A crise financeira instalada no Brasil desde o começo do ano fez com que algumas pessoas se desesperassem um pouco. E a partir daí, inicia o processo do “me ajuda que eu te ajudo”. Mas, será que isso é elegante?

  • Seu amigo: chega como quem não quer nada e te faz um pedido para realizar um trabalho de graça, pois será “coisa simples”. Quem nunca passou por isso? Existem profissões que constantemente passam por isso, e como fazer? Analise sempre a questão. Vai te prejudicar? Explique para seu amigo que você está sem tempo para atende-lo como gostaria e mesmo se ele insistir diga não de maneira cortês e educada. Caso o amigo se ofenda não preocupe, pois isso passa. Se ele realmente é seu amigo entenderá todo o esforço que você deve fazer para realizar qualquer trabalho.
  • Seu cliente: geralmente eles questionam: “tá caro, não dá pra fazer mais em conta?”. “Ah, isso meu filho faz em casa e você cobrando esse absurdo”. Neste caso, mostre o seu diferencial e se mesmo assim o cliente insistir em colocar o seu valor pra baixo, deixe ele livre para fazer negócios com outra empresa. O que não pode acontecer e o que eu vejo muito são empresas concorrentes baixando seus preços para atender a solicitação do cliente sem critério nenhum. Isso prejudica não só a moral da empresa como principalmente seu relacionamento com concorrentes (além do mercado, claro).
  • Sua família: neste caso os pedidos são vastos e sempre sem horários marcados para acontecer. Me ajuda nisto, me ajuda naquilo, só um pouco, não vai tomar seu tempo. Mas, até pra família o que conta é a ética e sua moral. Então se conseguir atender um pedido faça-o, mas se perceber que não vai dar não o faça. Melhor uma verdade falada do que uma mentira vivida.
  • Seus colegas de trabalho: a intimidade nesse caso também conta muito e com isso, pedidos e muitas brincadeiras acontecem. Saiba o momento do SIM e do NÃO, se isso será importante e não deselegante para resolver as questões dos pedidos indiscretos. E em momento nenhum não é falta de respeito e nem deselegante dizer um não seguido de uma explicação palpável.

O importante neste momento é lembrar que você também é um profissional e precisa garantir o seu sustento. Por isso, na hora das trocas de favores analise se isso não vai virar uma constante em sua vida, pois assim o seu trabalho e seus anos de estudos perdem o sentido. Afinal generosidade é uma coisa, caridade outra e favores e permutas outra. Vamos ter bom senso nos pedidos respeitando sempre o profissional que está em sua frente.