Gente! Por favor, as redes sociais existem para unir pessoas e não para segregar um grupo ou outro. Esse é o primeiro ponto quando falamos de etiqueta. Essa palavra está na moda, circula na boca de muita gente, mas será que você tem etiqueta na internet?
Vamos às dicas:
- Primeira coisa: não existe certo ou errado, existem perfis e perfis. A regra é clara: não julgue. Caso você não goste das postagens das pessoas que você segue, apenas use os mecanismos que existem para não ver mais a publicação. Não use frases de efeito para criticar, esse é o ponto mais deselegante das redes sociais.
- Quantidade de post: você trabalha com isso ou usa só para questão pessoal? Se a resposta é trabalho, então cuide do que você posta e também do que você fala, principalmente se você for uma pessoa pública. O correto é não exagerar na quantidade de postagem, umas 3 ou 4 por dia já é o suficiente. Lembre-se: existem aplicativos para você colocar várias fotos juntas em uma mesma postagem.
- Comida: claro que é permitido postar os pratos, bebidas, etc. Se você aprecia a boa gastronomia ou é amantes de bebidas exóticas e diferenciadas, porque não compartilhar seu conhecimento com outras pessoas? Afinal de contas, a rede social é pra isso.
- Muito feio: com certeza é terrível a pessoa que critica, por exemplo, um programa de TV em redes sociais. Primeiramente, se você não gosta de assistir o programa, lembre-se que tem várias pessoas que gostam. Então, mantenha a opinião pra você e evite “cansei de tanto post de coisa e tal”.
- Diário: lembre-se que a rede social é para o compartilhamento de ideias, pensamentos e fatos comuns a todos os indivíduos, mas não é o seu diário de bordo. Evite “me sentindo triste” ou “me sentindo cansada”, blá, blá, blá. Isso quem precisa saber é só você.
- Problemas: nunca poste frases como “aconteceu uma coisa terrível comigo!”. Isso mostra o quanto você é carente e precisa de atenção. Se quiser desabafar (apesar de errado), desabafe toda a história e não faça suspense, até porque você não é autor de novela mexicana.
O importante mesmo nas redes sociais é o respeito mútuo. Lembre se que, na etiqueta, vale à máxima: seu limite começa onde o meu termina. Vamos aproveitar a tecnologia para quebrar barreiras, distâncias, muros éticos e sociais – e não fazer da rede um psicólogo ou psicanalista, pois para isso existem profissionais totalmente treinados para atender quem precisa.