Monthly Archives

abril 2015

Comportamento & Etiqueta

DIA DO HINO NACIONAL

13 de abril de 2015
banner-hino

Hoje é dia do Hino Nacional, e quem me conhece sabe o amor e respeito que tenho pelos símbolos nacionais e é por isso que hoje resolvi escrever sobre ele.

A pergunta que mais me é feita em relação a esse tema é: DEVO OU NÃO APLAUDIR O HINO NACIONAL?

E como sou estudiosa do decreto de cerimonial digo que o correto é o respeito, somente.

A lei 5 700 de 1º de Setembro de 1971 exige que: Todos os cidadãos devem ter durante a execução do hino, manifestação respeitosa.

Porém neste caso defendo:

1- Em eventos solenes que tocam o hino nacional em som mecânico, não temos necessidade de aplauso, pois é somente um momento solene que devemos estar em silêncio;

2- Em eventos que executem o hino nacional, porém quem o faz é um artista (cantor), então neste caso sim: Você aplaude o cantor pela arte e não pelo hino.

Eu defendo a seguinte tese: O hino nacional é um dos símbolos tão importante que nosso aplauso não diz nada pra ele, mas o silêncio e respeito sem dúvidas são essenciais.

Outra observação que quero fazer é diretamente para os colegas cerimoniais: cuidado ao contratar alguém para cantar o hino, ensaie antes com o artista para não correr riscos.

Outro detalhe: autoridades, por favor, quando estão compondo mesa de honra, não precisa virar para a bandeira, pode olhar para a plateia em silêncio, ou cantando demonstrando respeito, mas não precisa saudar a bandeira.

Neste quesito a única coisa que a etiqueta pede é respeito. Então: Feliz aniversário hino nacional!