Monthly Archives

dezembro 2014

Comportamento & Etiqueta

MISE EN PLACE PARA O NATAL

22 de dezembro de 2014
A-mesa-no-clima-do-Natal

E os preparativos para o Natal com certeza já começaram por toda parte. Por isso, quero ajudar você a montar uma mesa elegante para o seu natal. De maneira descomplicada você vai fazer do seu natal um momento único. Vou explicar como fazer e com a foto você pode visualizar como ficará sua montagem.

Vamos ao passo a passo.

  • Separe os materiais: não importa como são as peças e utensílios, o importante é usar a criatividade. Então separe copos ou taças, pratos e talheres. Uma regra básica que eu criei para ensinar nos meus cursos é: tudo que é feminino vai do lado direito, tudo que for masculino vai do lado esquerdo (isso em relação a talheres), então: faca e colher (direto), garfo (esquerdo).
  • Mesa simples: coloque o prato na direção da cadeira. Caso você tenha um souplat (apoio do prato), pode colocar para decorar antes do prato, depois coloque o prato grande de refeição principal, coloque em cima do prato o guardanapo (pode ser de papel ou pano, mas o interessante é que tenha detalhes que remetam ao tema: Natal). Do lado direito de fora da mesa pra dentro, coloque a colher e depois a faca. Do lado esquerdo coloque o garfo grande. Acima do prato fica os talheres de sobremesa, que é necessário somente se você for servir a sobremesa. Na diagonal do prato (do lado direito) coloque a taça de água, seguida da taça de vinho.
  • Mesa completa: Você vai servir (2 carnes, sendo uma branca e outra vermelha, e um caldo ou consome de entrada). Preparem: souplat, prato de carne vermelha, acima prato de carne branca e acima prato fundo para o caldo ou uma tigela de consome. Do lado direito (de fora pra dentro) coloque a colher, seguido da faca de carne branca/peixe e depois a faca de carne vermelha, próxima ao prato. Do lado esquerdo o garfo de peixe ou carne branca, seguido do garfo de carne vermelha. Na lateral garfo, coloque o prato de pão com a faca de sobremesa em cima do prato do lado direito com a serra voltada para dentro do prato. As taças coloquem na diagonal do prato (do lado direito) iniciando pela taça de água, seguida da de vinho tinto e depois a taça de vinho branco. Em cima da taça de água e vinho tinto coloque a taça de champagne e do lado dela a taça de licor.

Espero que tenha ajudado. Poste sua mesa de natal montada e me envie por email e as melhores montagens e mais criativas postarei no meu site no mês seguinte. Abraços e Feliz Natall!!!

Comportamento & Etiqueta

FESTA DE FINAL DE ANO EM EMPRESA: COMO SE COMPORTAR?

18 de dezembro de 2014
71226_toast_052_v5_28599_med

Faltam ainda alguns dias para o ano terminar, mas as festas em comemoração a 2015 já começaram a ser planejadas ou já tem datas agendadas. E nossa velha e conhecida aliada, a etiqueta, aparece com tudo nesse momento, afinal o que está em jogo é a sua imagem profissional. Vamos nos atentar as básicas, porém imprescindíveis dicas?

Primeiro lugar: nunca pergunte se você poderá levar acompanhante. Se puder isso será falado no momento da entrega dos convites ou mesmo estará descrito nele. Toda festa tem o objetivo de confraternizar com as pessoas da empresa e estreitar os relacionamentos e não tem objetivo de se tornar uma reunião familiar.

Outra dica é: saiba com que roupa você vai comparecer ao evento. Nunca poderá sair da sua cabeça que ali ainda é uma extensão do trabalho, portanto as roupas discretas devem ser usadas até nesse momento.

Cuidado com as bebidas alcoólicas. O ambiente apesar de ser de descontração ainda é de trabalho, portanto as pessoas vão te observar a todo o momento. E quem bebe demais acaba fazendo e falando coisas que estão intrínsecas no cotidiano, o que não vai ser nem um pouco bom para sua convivência pós-festa.

Caso haja o amigo secreto, amigo invisível ou amigo da onça, nunca leve o presente no valor menor que o estipulado e lembre-se de nunca escolher o presente como se fosse pra você, afinal seu gosto pode ser diferente do gosto do seu amigo. Pense nele! Caso você saia com seu chefe, mantenha o valor estipulado para o presente, porque se não pode parecer que você é um “puxa saco”. Agindo assim você vai ser elegante e discreto e não errará.

Chegue à festa no horário marcado e saiba o momento certo para ir embora.

Seguindo essas importantes dicas você vai arrasar. No mais é só aproveitar, curtir e confraternizar……

Boas festas!!!!!

Comportamento & Etiqueta

SIM……AS CRIANÇAS PRECISAM DE LIMITES!

1 de dezembro de 2014
girls_tea_party-1559937

Falar desse tema é sempre uma alegria, pois crianças possuem almas puras, corações leves e não tem más intenções. Será?! A todo o momento escuto as pessoas com mais idade falando: “Ahh se eu fizesse isso com minha mãe ou com qualquer outra pessoa”.

O que será que está acontecendo? Falta de limites ou limites que não existem? A culpa da falta de educação será só das crianças? Será que os pais tem uma parcela grande nessa conta?

A resposta é simples. Sim! Os pais hoje estão sem tempo pra nada, simplesmente não querem dar limites para as crianças quando se tem um tempo pra ficar com elas. Pais esqueçam isso! Ensinar não é punir! Ensinar é preparar seu filho para o mundo! Faça isso sem culpa.

Vamos às dicas:

1- Shopping: quando seu filho pede “me leve ao shopping”, instrua-o antes. O que mais vejo nos shoppings são crianças alienadas, gritando, zoando e fazendo tudo o que não é tão correto dentro de um ambiente “público”. Então, antes de soltar o filho para o mundo, coloque na consciência dele o respeito ao espaço do outro, ou noções de limites.

2- Eventos: Tem eventos que não são ideais para crianças. Por isso, evite. Com certeza você irá passa por situações constrangedoras. Por exemplo: colação de grau, evento de longa duração que uma criança não consegue ficar parada e nem quieta por muito tempo, então deixe-o em casa ou arrume uma pessoa para olhar. Caso tenha que levar, já explique antes que vocês vão a um evento que irá demorar e que vocês teriam que ficar sentados, converse.

3- Parque do condomínio: é neste ambiente que seu filho irá aprender a dividir, trabalhar em equipe e terá noções do que é conviver do outro ser humano. Comece desde cedo, trabalhar essas questões e nesse ambiente favorável e lúdico, mostre por meio dos seus gestos com vizinhos o que é ser um cidadão.

4- Cinemas: ensine seu filho que ele não está no sofá da sala da casa dele, então: assobiar, conversar, rir alto e mastigar a pipoca com a boca aberta não é elegante.

5- Celulares: não sou a favor de celular para criança, porém no mundo em que estamos vivendo, isso passa a ser uma missão impossível para os pais. Então, o que não é remediável, remediável está. Ensine que existem momentos de atender celular, momentos que ele deve estar no modo silencioso, momento de jogos, momentos de redes sociais, etc. Crie limites, assim você terá uma criança saudável.

Atitudes simples fazem das crianças, futuros adultos, conscientes e educados. Os pais podem fazer isso sem culpa, no fim os pais terão o resultado esperado.  Adultos gentis, educados e sociáveis. Aproveitem os pequenos momentos juntos e deixem um legado grandioso para seu filho que é conseguir sobreviver nessa selva de pedra que vivemos.