Monthly Archives

novembro 2014

Comportamento & Etiqueta

ETIQUETA NO MUNDO CORPORATIVO

24 de novembro de 2014
diversidade-humana-comunicac3a7ao-e-relacionamento

O ano está acabando e temos que aproveitar o momento e fazer uma avaliação pessoal de como anda nosso comportamento no trabalho, abaixo dicas simples para conviver em grupo no ambiente profissional.

Acontecimentos estranhos e atitudes desonestas acontecem a todo momento no mundo corporativo e muitas pessoas me questionam como agir em determinadas situações. Pois bem, etiqueta não é milagre, costumo dizer que ela sempre está acompanhada da educação, ou seja, ou você tem ou você deverá aprender a ter, caso contrário o mundo corporativo te repele.

Separei algumas dicas importantes que podem ajudar:

1-    Amigo / colega:

A primeira regra é bem simples: nem Jesus Cristo agradou a todos, então quem somos nós? Com certeza vamos conviver com pessoas que não gostamos ou pessoas que não queiram conviver conosco. Então o que fazer? Não precisa ser amigo de todos e tentar agradar o tempo todo. Porém você precisa ser suficientemente adulto para entender que a empresa precisa do trabalho de vocês dois. Gentileza e educação acima de tudo.

2-    Celulares:

Mantenham seus celulares no modo silencioso ou no vibra call, principalmente se compartilhar a sala com outros colegas. Ninguém é obrigado ficar ouvindo sons que não agradam todos, mesmo esses sons que vem no próprio celular. Ao sair da sala leve com você, ou coloque no silencioso. Quando retornar verifique se houve alguma ligação.

3-    Ar condicionado:

Sem dúvida o que prevalece é o ar mais frio. Então, se você sente muito frio, leve blusa, luvas, etc. O ar está ligado para espantar o calor que faz lá fora.

4-    Fofocas:

Fuja das pessoas que gostam de apimentar as conversas. Além de deselegante a pessoa que fofoca costuma fazer grupos e conversam sussurrando para que outras não escutem. O que ela esquece é que todos irão perceber e sua imagem não vai ficar tão legal perante os colegas.

5-    Ambientes comuns:

Banheiros e copas, geralmente são ambientes comuns no mundo corporativo. Use seu bom senso sempre. Evite comidas estragadas na geladeira. Lave os utensílios que utilizar e no banheiro evite sujar ou deixar odores desagradáveis no local.

6-    Roupas:

A roupa é uma das questões mais importantes no ambiente corporativo. Você vai ficar cerca de 40 horas ou mais por semana no trabalho, enquanto que passeando você gasta no máximo 5h por semana. Então reflita sobre sua vestimenta e sempre faça uma análise de onde você trabalha e qual cargo você ocupa dentro da empresa para escolher o look mais elegante.

As dicas são simples e a maioria das pessoas já sabe como agir. A ordem agora é colocar em prática! Pense nisso e bom trabalho.

Comportamento & Etiqueta

BATE PAPO COM A ARES – PASSANDO O NATAL COM CLASSE

17 de novembro de 2014
natal-presente-wallpaper_ea5a0

Semana passada meu bate papo foi com Jornal Gazeta, abaixo a entrevista na íntegra, espero que gostem.

Passando o natal com classe

(Por Larissa Morais)

O natal já está chegando e todos nós esperamos por esse grande dia, de reunir a família e ter aquele momento de paz e alegria. E para falar sobre a etiqueta que devemos ter nessa data especial, nada melhor falar com quem realmente entende desse assunto.

Essa semana o de Prosa Com a Ares entrevista a consultora comportamental, Bruna Barcelos, que nos dará dicas de como nos comportarmos nesse dia, além de nos ajudar a não cometermos aquela gafe vergonhosa.

 

Ares: Posso comparecer auma festa que não fui convidado?

Bruna Barcelos: Dica número um Natal é um momento com a família, portanto, não ofereça para passar o natal com ninguém, mesmo que tenha intimidade. Caso a pessoa (anfitriã) queira te convidar ela (e) o fará.

Ares: Como devo me portar no Amigo secreto?

Bruna Barcelos: No amigo secreto, procure saber ao certo como funcionará. Dê presentes pertinentes ao momento e não faça piadas nem brincadeiras de mau gosto.

Ares: E na hora da refeição?

Bruna Barcelos: Neste aspecto são cometidas as maiores gafes, sejam elas em eventos ou não. No natal temos uma ceia farta, portanto, evite exageros na hora de servir. O ideal é servir pouco, mas pode servir sempre que sentir vontade.

Ares: E quando se trata do consumo de bebidas alcoólicas, como agir?

Bruna Barcelos: Esse assunto é bem delicado. A única dica é respeitar o ambiente que você está. Tem gente bebendo? Ok. Então pode acompanhar. Não tem! Então vamos deixar a bebida alcoólica para outro momento.

Ares: Conselho final?

Bruna Barcelos: O elegante nesta data é saber qual o motivo ou qual a essência do Natal. Com esse critério claro em mente, dificilmente você cometerá gafes maiores, pois o respeito ao outro irá prevalecer.