Monthly Archives

outubro 2014

Comportamento & Etiqueta

DIA DO LIVRO

29 de outubro de 2014
279108_Papel-de-Parede-Livro-do-Amor_1280x960

Hoje comemoramos o dia do livro, mas será que é necessário etiqueta para esse tema?

Vamos as dicas:

1- Antes de comprar: ir em uma livraria é a melhor coisa para os amantes da literatura, porém, fique atento. Antes de comprar, o livro não é seu. Não folheie, manuseie o mínimo possível. Ah, isso vale para as revistas também. Além de deselegante esse gesto pode danificar o livro ou até mesmo sujá-lo.

2- Leitura em silêncio: não comente sobre o livro em voz alta, murmure. Afinal sua opinião pode ser diferente das demais pessoas que ali estão.

3- Ambiente público: caso seu livro seja de algum conteúdo que pode chocar algumas pessoas, coloque uma capa envolvendo o livro, além de elegante, você fará sua leitura tranquila.

4- No avião: gosta de ler em ônibus ou avião. Cuidado com as luzes. As luzes incomodam quem está do seu lado, então de olho no relógio para ver se tem que desligar ou não sua luz. Ah, e veja onde ela está iluminando, pois ela deve iluminar seu livro e não seu vizinho de poltrona.

Aproveite o dia do livro e viaje pelo mundo, claro com muita elegância!!!

Comportamento & Etiqueta

ETIQUETA NA ACADEMIA

21 de outubro de 2014
Home_im_04

O  verão está chegando e com isso a procura pelas academias aumentam consideravelmente. E muitas vezes a falta de postura dentro desse ambiente também aumenta na mesma proporção que as matrículas. É preciso saber se comportar em qualquer lugar, mas você sabe como ter etiqueta dentro das academias? Tenho dicas preciosas para vocês.

1-    Roupas:Esse ambiente pede roupas confortáveis e não decotadas e indiscretas. A regra é clara “como diz Arnaldo César Coelho”: evite roupas com muito decote, transparentes e muito curtas, afinal o local é comum a várias pessoas, e sua imagem estará sendo avaliada até neste ambiente.

2-    Cabelos:Sempre presos. Nada de ficar desfilando os lindos fios sedosos neste ambiente, além de deselegante, pode causar acidentes em alguns aparelhos e até mesmo cair fios no chão, cadeiras, esteiras, etc.

3-    Conversas:Primeira regra nesse item é: seu colega está a fim de conversar com você? Ou só você está a fim de conversar com ele? Lembre-se este ambiente é para atividade física, conversa faz parte, mas desde que a pessoa esteja querendo compartilhar do assunto junto com você. Evite conversas longas e as fofocas. Principalmente riso solto.

4-    Cheiros:Ficar cheiroso neste ambiente é legal, porém não é o cheiro do seu perfume ou da sua colônia que deve prevalecer. O legal e elegante é o cheiro natural, evite perfumes e cheiros fortes tanto os bons quanto os ruins. Capriche no desodorante.

5-    Vestiário:Dentro das academias, clubes, etc, esse ambiente é comum a várias pessoas, então seja elegante e: não desfile nu, divida o espelho, não faça da pia sua penteadeira e cuidado com toalhas, calcinhas e afins.

6-    Dividir aparelhos:Os famosos revezamentos. Por mais que na academia tem a pessoa da limpeza é gentil passar sempre uma toalhinha com álcool assim que você usa o aparelho. Até porque ninguém é obrigado a pegar suor de ninguém.

7-    Ser gentil:Esse item é independente do ambiente de academia. Devemos ser gentil a todo o momento. Um bom dia, boa tarde ou boa noite ao porteiro, faxineira e professores não mata ninguém e além disso te coloca numa posição confortável de pessoa educada. Não é só porque a pessoa está trabalhando que não merece respeito, pelo contrário, sem aquela pessoa ali sua atividade não seria tão agradável.

Aproveite as dicas, boa malhação e viva o verão!

Comportamento & Etiqueta

DICAS PARA OS ALUNOS NO DIA DO PROFESSOR

14 de outubro de 2014
dia-dos-professores2

Amanhã comemoramos o dia do professor. Já é sabido que no japão as únicas pessoas que não precisam fazer reverência aos reis são os professores, mas e você? Está respeitando o professor como ele merece?

1- Tratamento: você ainda trata seu professor de: senhor ou senhora? Vários vão achar “cafona” esses termos, porém eles não tem nada a ver com a idade do professor e sim ao respeito que devemos ter para com eles. Então alunos, é muito educado e cortês utilizar esses pronomes para dirigir aos mestres.

2- Conversas: no momento que o professor fala, você está prestando atenção? Ou está em conversas paralelas? Isso é uma regra simples: enquanto um fala o outro ouve!! Pense nisso.

3- Celulares: você mantém o celular desligado enquanto está em sala de aula? Pois é. Esse item é o mais temido por professores pois além de atrapalhar o desenvolvimento do aluno, atrapalha a aula. Então: mantenha-o no silencioso ou desligue.

Aproveite o dia alunos, para você mostrar ao professor o quanto ele é importante para sua vida, seja educado, cortês e amigo.

Feliz dia dos professores a todos os meus colegas que desempenham essa atividade com muito amor e dedicação! Parabéns!!!

Comportamento & Etiqueta

10 REGRAS DE ETIQUETA EM FESTA INFANTIL

7 de outubro de 2014
etiqueta baloes

Pensando em facilitar a vida de muitas mães, abaixo algumas regras que vão auxiliar tanto na hora de pensar na festa do seu filho ou no momento que seu filho foi convidado para um evento. Vamos as dicas:

1-    Dois irmãos aniversariando: O elegante é levar presente para asduas crianças, mesmo que seu filho conheça só uma das crianças.

2-    Quem convidar? : Os convites são para crianças, mas é elegante convidar os pais e os outros irmãos. Caso queira reduzir a lista o ideal é fazer uma festa, por exemplo: só para meninos ou meninas, ou então optar por comemorar na escolinha. No convite o elegante é vir o nome da criança e não dos pais.

3-    Seja pontual: acho ótimo quando no convite da festa principalmente de crianças vem com hora marcada de começar e terminar. Respeite esses horários, pois  a  maioria dos buffets e fornecedores é contratado por um período médio de 5 horas. É fundamental que os convidados respeitem os horários!

4-    Babás: Mesmo você tendo várias babás, em eventos é necessário levar apenas uma para te auxiliar. E não encher a festa com babás. Além de deselegante, elas contam como convidados. O correto é avisar ao anfitrião que você levará sua babá.

5-    Seu filho é preocupação sua: por mais que as festas existem pessoas contratadas para olhar os brinquedos, a responsabilidade do olhar seu filho é sua. Cuido de olho no seu filho pela segurança dele.

6-    Crianças na frente: adultos, por gentileza lembrem se que festa de criança é festa de criança, então na hora dos parabéns, teatros, apresentações, quem devem estar na frente são as crianças.

7-    Docinhos: o que eu tenho visto de mães incentivando os filhos a literalmente “atacar” a mesa de doces não é brincadeira. Bom, além disso, ser deselegante você está ensinando seu filho um comportamento negativo e conseqüentemente ele vai torna se um adulto guloso e sem educação. Lembre-se que normalmente a conta feita para a encomenda de doces nas festas é em torno de 5/6 unidades por pessoa, portanto, oriente quem estiver com seus filhos a não cometer essa gafe!

8-    Lembranças: o correto é uma lembrancinha por criança. Adultos não tem direito de levar o “brinde” pra casa e muito menos encher a mão .

9-     Bebidas alcoólicas:  aviso aos pais: a festa é da criança, bebida alcoólica pode até existir, mas utilize o bom senso e moderação!

10-Não pode ir à festa e agora? Seu filho foi convidado para festa, mas não pode ir por algum motivo. A etiqueta diz que você deve enviar o presente mesmo não indo à festa.

Com todos esses passos todas as festas infantis serão como devem ser : só alegria e diversão. Aproveitem e divirtam com seus filhos.