Monthly Archives

julho 2014

Comportamento & Etiqueta

ATITUDES INDELICADAS EM FESTAS DE CASAMENTO….NEM PENSAR!

28 de julho de 2014
casar-2013-louzieh-doces-finos-1365772900051_1920x1080

Para quem é colunista nada melhor que saber que o leitor interage com o que você escreve. Este mês, recebi uma demanda de um leitor fiel da Revista Cult e do meu site, e não posso deixar de atender um pedido tão especial, apesar do tema ser bem delicado.

Não sei por qual motivo essas coisas desagradáveis acontecem em festas de casamento, mas realmente acredito que seja apenas porque a pessoa que comete esses “erros” não pensa no próximo.

A pergunta que faço é a seguinte: se fosse com você, você gostaria de pagar um gasto fruto de uma atitude indelicada (para não chamar de roubo)? Com certeza a resposta de todos que estão lendo é não. Então, essas ações são simples de serem tratadas: faça com os outros apenas o que queira que façam com você. E ponto.

1-    A mesa do bolo: gente!!! A mesa dos doces e bolos não vai sair do lugar. O horário correto para comer doces é após o jantar, portanto, atacar a mesa de sobremesas, além de deselegante, é desnecessário. Levar bolsas, sacolas ou as “marmitinhas” também não é permitido. Geralmente, as noivas já fazem uma quantidade boa e certa para cada convidado, então contenha-se.

2-    Guardanapos e objetos de decoração: por favor, esses itens são da decoração do casamento, ou do evento. Eles jamais devem ser levados como brindes ou lembrancinhas, os noivos pagam por isso. Caso algum item seja lembrança, o próprio cerimonial entregará no final do evento. Castiçais e vasos também não devem ser levados para casa.

3-    Taças e copos: são itens locados do Buffet, portanto, os noivos arcam com todo o prejuízo daqueles que quebram ou somem, por algum motivo. Então, nada de ficar bravo com o cerimonial caso ele peça para trocar seu copo ou taça por um copo de acrílico na saída do evento. Seja gentil e devolva.

4-    Respeite quem trabalha: o cerimonial é pago para fazer com que os noivos ou contratantes não tenham dor de cabeça com eventos. Então, respeite-os, pois a função deles é trabalhar enquanto vocês se divertem. Já vi muitas cenas desagradáveis com o cerimonial. A única coisa que a etiqueta pede é: trate os outros como você gostaria de ser tratado.

Aproveite para refletir suas atitudes quando está em um evento social, pois com certeza você será espelho pra muita gente. Curta o evento com harmonia e gentileza, afinal, não precisamos levar nada na bolsa, só na lembrança e no pensamento. Isso sim é postura de amor e respeito ao outro. Bons eventos!!!

Comportamento & Etiqueta

5 DICAS PARA CURTIR O DIA DO AMIGO

19 de julho de 2014
Etiqueta na Amizade

Amanhã dia 20, comemora-se uma data especial, o dia do amigo. Esse dia tão especial merece ser comemorado com muita diplomacia e etiqueta, pois quem tem amigo tem um tesouro na vida. Eu tenho alguns e dedico essa semana no meu site a eles, pois: “quem tem amigo tem tudo”.

1-      Respeito: amigos são irmãos que a vida nos permite escolher, portanto, fomos criados de maneira diferentes, temos jeitos e opiniões diferentes e isso que é bom. O que temos que fazer é respeitar e aprender a conviver.

2-      Interferir sem ferir: amigos verdadeiros interferem, brigam mais acima de tudo não ferem. Cuidado com as palavras, mesmo com muita intimidade vale a pena a delicadeza nas palavras.

3-      Visitas: dependendo do grau de amizade não é mais necessário algumas formalidades, visitas são bem vindas sempre, mas uma mensagem no whatsapp não custa nada além de ser super elegante.

4-      Viagens: sempre acontecem as viagens com amigos, porém nesse ambiente ainda vale a privacidade. Procure conversar antes das viagens para que todos estejam cientes de como vai funcionar nesse período. Nunca deve prevalecer à vontade de uma pessoa só, afinal estamos em grupo.

5-      Passeios: com o passar dos anos os passeios em grupo vão ficando escassos. O que é interessante é que quando se é amigo não há cobranças mesmo longe, estamos perto. Isso que demonstra o grau de maturidade e o verdadeiro valor de amizade. Cobrar algo de alguém principalmente de amigos além de deselegante é desnecessário. O interessante e fazer dos poucos momentos juntos, grandes momentos.

 Vamos aproveitar o dia do amigo para lembrar seu amigo do quanto ele é importante pra você. Além de super gentil esse gesto demonstra o quanto aquela pessoa é especial em sua vida. Feliz dia do amigo.

Comportamento & Etiqueta

ETIQUETA NA HORA DE COMPRAR

14 de julho de 2014
Makro_atacadista_poder_publico_feminino

Tenho presenciado cenas terríveis quando o assunto é compras e shopping. Devemos tomar cuidado sempre e lembrar que estamos em um ambiente social e público onde a discrição é a palavra de ordem.

1-    Se não for comprar: se estiver passando só para olhar, avise ao vendedor para que ele possa atender outros clientes que chegam, assim você fica a vontade para pesquisar o que você quer. Fale em tom de voz baixo e sem piadinhas.

2-    Nas araras: evite colocar as mãos principalmente nas roupas claras. O correto é pegar no cabide e não na roupa.

3-    Alimentos: nem pensar em ir para compras com alimentos nas mãos. Além de ser deselegante é anti-higiênico.

4-    Provador: resolveu experimentar a roupa? Cuidado!!! Maquiagens, batons e brincos podem manchar as roupas e até furá-las. Tenha bom senso.

5-    Pesquisar e negociar: perguntar preço não é deselegante. Fique a vontade para fazer. Negociar valores também está dentro dos quesitos da etiqueta só não vale explorar e chorar descontos falando alto e gritando para toda loja ouvir. Se não gostou do preço ou não pode pagar agradeça e saia da loja sem muito tumulto.

Boas compras!!

Comportamento & Etiqueta

COMO SE COMPORTAR NO PRIMEIRO ENCONTRO

9 de julho de 2014
beijo-casal-se-beijando-jovens-se-beijando-1345657135287_1920x1080

Esse momento costuma ser tenso para ambas as partes, porém dá pra se sair bem com um pouco de bom senso. Veja:

1-    No primeiro encontro, aposte no cavalheirismo: deixe que o homem ou mulher que te convidou pagar o seu jantar. Pelo menos nesse primeiro dia a regra pede para que o homem exerça esse papel. Nos próximos vocês podem dividir a conta sem problemas.

2-    Deixe que o outro fala: tem pessoas que ficam tão nervosa, que não dá tempo para que o outro fale. Calma, respira. Isso pode passar uma má impressão ao companheiro, além de mostrar descontrole emocional.

3-    Evite celulares: pelo menos no primeiro encontro, esqueça facebook, whatsapp e afins. Aproveite o momento e compartilhe coisas e assuntos que dificilmente falariam por telefone.

4-    Beba com moderação: esse item nem precisa de muitas explicações. Nunca no primeiro contato abuse da bebida, nem por vergonha nem por vontade. Contenha se, afinal você não quer passar mal na frente da pessoa que está conquistando.

5-    Cenas de amor: evite cenas muito calientes, afinal vocês estão num ambiente social. Isso vai fazer com que as pessoas ao redor falem de vocês e a pessoa do seu lado também pode estranhar.

Todos me perguntam sobre a iniciativa. Bem, hoje mulheres e homens podem dar o primeiro passo. O que eu digo é só para ter cuidado com esse primeiro passo para não ser ofensivo demais. Boa sorte!

 

Comportamento & Etiqueta

Tendências em grandes empresas de grandes centros urbanos

4 de julho de 2014
MC900439402

Atualmente existem várias empresas adotando o “casual day”, ou seja, deixando um dia livre (de preferência a sexta-feira) para que seus funcionários vistam da maneira que gostam. Porém, isso não significa que você pode abusar quando o “casual Day” entrar em vigor.

Já ouviram falar em casual day?

Pois é,  mais uma vez o que está em jogo é sua profissão. As mulheres podem deixar de lado o salto alto e os homens as gravatas e roupas muito sociais.

Casual day é o dia que as empresas liberam para que seus funcionários trabalhem de maneira mais casual. Mas isso não significa  abusar e sim, ir de maneira mais informal.

Vamos as dicas e alguns itens que devem ser evitados:

 Mulheres: não pode: neste dia optem por roupas ainda discretas. Evitem tops, barrigas de fora, saias curtas ou micro saias e sandálias rasteiras. Isso não combina com o ambiente de trabalho.

Pode: jeans, roupas menos elaboradas como blusas discretas de alcinha. Roupas coloridas e vestidos longos. Sandálias baixas também são permitidas.

 Homens: não pode:evitem bonés, bermudas de malha, sandálias abertas bem como tênis rasgados ou em mal estado de conservação.

Pode: Tênis em bom estado de conservação, bermudas jeans ou sarja e  camisetas.

O que deve ser levado em consideração é que mesmo existindo o “casual Day” dentro da sua empresa pode acontecer encontros e reuniões de última hora, por isso o cuidado com sua apresentação pessoal ainda deve ser mantido.

Aproveite o seu dia de casual day.