Monthly Archives

abril 2014

Comportamento & Etiqueta

Viagens: etiqueta do início ao momento do desembarque!!!

28 de abril de 2014
Aeroportos-da-Europa

Resolvi escrever essa semana sobre etiqueta em viagens, pois com minhas viagens e as viagens de amigos ando observando muitas coisas que precisam e deveriam ser ajustadas em relação ao comportamento do ser humano.

O mais importante desse tema é, primeiramente, saber que qualquer viagem é um sonho, um momento de lazer e descontração para a pessoa que está adquirindo um pacote ou fechando os detalhes da mesma.

Pois bem, você fará uma viagem e vamos considerar que será uma viagem internacional. Ir para o exterior exige uma atenção maior para alguns detalhes. Vejamos:

– Fiquem atentos as regras das cias aéreas em relação a documentações e bagagens. Essas regras variam de empresa para empresa, de país para país. Por isso, antes de viajar leve em consideração esses aspectos, pesquise ou consulte seu agente de viagens.

– Feito isso, faça o check in dentro do horário previsto, que são 2 horas antes da viagem. Não é elegante em hipótese nenhuma levar bagagem de mão maior que o tamanho permitido e ainda discutir com o colaborador da empresa aérea sobre essa questão.

– Já na sala de embarque procure ficar próximo ao seu portão e evite colocar malas e bolsas “sentadas” nas cadeiras desocupadas. Isso é deselegante e até grosseiro.

– Dentro da aeronave dê preferência para as pessoas idosas, portadores de necessidades especiais e crianças. Além disso ser uma exigência, é educado. Não finja que não está vendo ou não sabe disso!

– Não fique com pressa para embarcar, furando fila e “passando por cima” de todo mundo. A partir do momento que você efetuou o check in a empresa aérea não embarca sem você, elas só irão fazer isso depois de chamar seu nome cerca de 5 vezes.

– Ainda dentro da aeronave respeite todas as regras. Isso é elegante e também uma questão de segurança. Coloque sua bagagem de mão no compartimento acima de sua poltrona e não ocupe mais do que seu espaço.

– No desembarque: não precisa correr ou levantar antes mesmo da aeronave parar. Isso vem acontecendo com frequência tanto em vôos domésticos quanto em vòos internacionais. Fiquem tranquilos, todos vão desembarcar e você ainda vai ter que esperar sua mala como todo mundo, então pra que pressa?.

Esse assunto sobre viagens é muito bom né? Por isso, semana que vem, falaremos a respeito das famosas “encomendas” de viagens internacionais.

Abraços em todos até a próxima!!!

Comportamento & Etiqueta

Quando o assunto é dinheiro ou empréstimo

22 de abril de 2014
865432_523201431

Muitas pessoas me perguntam sobre o tão temido assunto: “dinheiro”!!!! Por isso, resolvi escrever um pouco para ajudar a quem precisa. Mas, antes de qualquer coisa é necessário saber o básico:

1-    Dinheiro não se pede emprestado (a não ser para o banco);

2- Dinheiro não é assunto para roda de amigos.

Sabendo disso, agora sim podemos voltar ao tema dessa semana e aos pontos que interessam em relação à etiqueta.

Caso alguém chegue até você pedindo dinheiro emprestado, haja naturalmente e seja sincero. S e você tem e confia na pessoa para fazer o empréstimo: ótimo! Empreste  e o assunto está encerrado. Mas, no caso de você não confiar na pessoa ou até mesmo não quiser emprestar, o mais delicado é falar que até emprestaria o dinheiro, porém você tem alguns projetos que você vai ter que utilizar essa “graninha” que está guardada. Faça isso com a maior delicadeza e cortesia.

Depois que você emprestou esse dinheiro e no prazo combinado do pagamento a pessoa não te devolveu a quantia, dê um prazo de pelo menos uns sete dias e cobre a pessoa. Mas, como cobrar? O mais natural é que o devedor procure a pessoa que lhe fez o empréstimo e diga: “Fulano, eu combinei de te pagar hoje, porém não vou poderei devido…(fala do problema), então vou te pagar daqui a tantos dias (fale a data correta)”.

Agora se a situação é ao contrário você deve cobrar sim. Como?. “Fulano, sabe aquele dinheiro que você me pediu emprestado? Tem como você me pagar amanhã, pois tenho um compromisso e não poderei descumprir”. Caso a pessoa fuja de você vá atrás dela, sem medo, converse pergunte se precisa de mais um prazo. O interessante é não perder a amizade por conta disso.

Quando estiverem em um restaurante, bar ou em outro ambiente onde o objetivo é confraternizar socialmente, evite falar sobre o assunto. Além de desagradável mostra que você é deselegante ou até mesmo ambicioso demais para o convivo civilizado com colegas e amigos.

Caso você pediu emprestado e não tem como pagar, honre seu compromisso, nem que pra isso você tenha que vender alguma coisa que te pertence. O elegante sempre é cumprir o combinado.

A mesma regra vale para qualquer tipo de empréstimo: seja um livro, uma roupa, uma batom, uma maquiagem, um secador, enfim, tudo que pegar emprestado terá que ser devolvido ao seu local de origem. Não tente tirar vantagem ou se fazer de esquecido(a), pois isso prejudicará sua imagem, sem contar que certas coisas como estas só pedimos mesmo para amigos e familiares, ou para pessoas que temos intimidade, pois tudo isso é de uso intimo.

O interessante é estabelecer regras. Mesmo que seja seu amigo, parente, etc. Tudo que fica acordado antes não será problema depois.

O que prevalece na etiqueta nesse assunto deliciado que é o “dinheiro” é simples: se você não quer passar pelo constrangimento de ser cobrado, honre o que prometeu e outra a regra é bem simples. No caso de não ter dinheiro para fazer algo que programou, adie! É melhor isso do que passar por certas situações que poderiam de alguma forma ser evitada.

Espero que essas dicas os ajudem! Até semana que vem!

Comportamento & Etiqueta

Etiqueta na Maternidade

14 de abril de 2014
kartinki.me_5726

Essa semana me inspirei em muitas amigas que já são mães ou estão planejando ser. Assim como as que estão grávidas ou já tiveram, recentemente, seus filhos.

A chegada de um bebê é sempre motivo de festa e alegria, porém devemos nos conter quando o assunto é o dia do nascimento. Nessa hora o tão conhecido “bom senso” já entra em ação. Pode ser a melhor amiga, irmã, cunhada, enfim, o tempo de permanência no hospital deve ser o mais reduzido possível.

Vamos às dicas: antes de entrar no quarto lave bem as mãos e de preferência use um higienizador de mãos (o famoso anti séptico ou álcool em gel). Quando chegar ao hospital não fique de beijinhos e abraços com a nova mamãe. Cumprimente-a, mas nada de toques!

Evite ficar falando sem parar e fazendo com que essa mãe também fale sem parar, afinal ela acabou de sair de uma cirurgia, né?

Quando visualizar o bebê não toque nele, pois temos bactérias da rua e o bebê ainda tem a saúde frágil. As máquinas fotográficas devem estar no modo “sem flash”, pois não podemos incomodar o sono do bebê. Se estiver com celular coloque-o no silencioso, isso evita incomodar a mãe e principalmente o recém-nascido que possivelmente estará dormindo.

Se estiver doente a regra é bem clara: não vá ao hospital. Espere quando você melhorar e faça a visita na casa dessa da família. Se for fumante não fume antes de fazer a visita. Afinal o cheiro do cigarro fica impregnado na roupa e nas mãos do fumante.

Você deve levar sempre um presente para a mamãe, mas não exagere em flores com cheiro forte. Enfim seja breve e educado, pois esse é um momento mais íntimo que existe entre uma criança e sua mãe.

Concluindo: as visitas devem ser curtas e sem aglomerações. Seja elegante nesse momento e você será sempre bem vindo pelas pessoas.

Uma linda semana e até as próximas dicas!

Comportamento & Etiqueta

ETIQUETA E BOAS MANEIRAS PARA OS HOMENS

9 de abril de 2014
Gigantes-da-Indústria

Muitas pessoas questionam: etiqueta também é assunto para homem? Na verdade a resposta vem com outra pergunta: você prefere ficar perto de um homem que seja educado ou de um “bruta montes”? Fácil adivinhar a resposta, afinal educação é sempre bem vinda em qualquer pessoa ou lugar.

Chega desse papo que etiqueta é somente para o sexo feminino e vamos partir logo para o que interessa. A verdade é que ser um “homem cult” não basta estar ligado somente às boas maneiras, mas sim, se manter, a todo momento, preocupado com as suas atitudes e imagem. Seja educado sempre, mas fique, também, antenado ao uso do relógio, corte de cabelo, sapatos (se combinam ou não com as meias) para assim, passar ao outro uma boa imagem.

Então homens atenção!!!!!!!

Antes de sair de casa

Faça perguntas básicas a si mesmo: como está minha apresentação pessoal? Preparei-me corretamente para a minha realidade profissional? Minhas unhas estão bem aparadas? Meu cabelo está bem penteado? Minha roupa bem passada? Sapatos engraxados? Gravata no cumprimento correto (nem acima e nem abaixo do cinto)? Tudo certo? Se sim, é hora de sair e com segurança!

No trânsito

Fique atento se está usando devidamente as regras de segurança exigidas em Lei. Você é do tipo que quando vê uma mulher errando uma manobra bem a sua frente já grita em alto e bom tom: “só podia ser mulher”? Por favor, tente mudar isso! Fique atento ao pé no acelerador. Pegue leve! E como anda seu vocabulário? Você costuma ser educado, também, com o frentista do posto? Aproveite toda oportunidade e seja educado!

Na empresa

Você chega e logo cumprimenta os colegas ou só depois que toma a primeira xícara de café? E como andam seus contatos: principalmente por e-mail? Quanto atende ao telefone, toma cuidado para não falar alto demais ou também para não deixar seu celular tocando para todos ouvirem? Fique ligado! Nosso ambiente de trabalho também é um lugar que a educação é muito bem vinda!

Com a família e amigos

Trata todos com cortesia, carinho e educação, mesmo quando os problemas da empresa não saem da sua cabeça? E você, que é pai: você grita muito com seus filhos? Conta como foi seu dia e pergunta como foi o deles? Preste muito atenção nisso: esse momento é um marco na vida dos filhos e você é um exemplo que seu filho seguirá. E na roda de amigos: você fica falando o tempo das suas conquistas e desafios? Sai mais cedo só pra fugir da divisão da conta em um restaurante? Grita ou faz piadinhas com sua companheira na frente de amigos?

A ideia do artigo dessa semana é fazer com que os homens façam esses diversos questionamentos e reflitam sobre suas boas maneiras e etiqueta. Aplique ao menos metade de cada item em sua vida e verá que tudo ao seu redor se transformará!

Um homem educado, cortês, gentil e que sabe comportar em qualquer ambiente atrairá várias pessoas e vários contatos!

Comportamento & Etiqueta

Pedidos e encomendas em viagens

2 de abril de 2014
shrek-gato-con-botas

Bom, essa semana falaremos dos famosos pedidos de “presentes” ou “encomendas” que as pessoas fazem quando falamos que vamos viajar, principalmente quando o assunto é o exterior.

Geralmente os pedidos nessa ocasião vem acompanhado da frase: ” É claro, compre só se não for te atrapalhar”. Aff gente, pior não pode ser. Claro que você criará expectativa e a pessoa que vai sempre irá pensar: “nossa tenho que comprar isso para fulano”. Isso atrapalha e é sem dúvida muito deselegante e eu diria: desnecessário.

Olha o bom senso ai gente!!!!

Gente, “cá entre nós”: é muito deselegante você se programar com a viagem dos outros, até porque quem está pagando e sonhando com isso há muitos dias ou até meses é o outro e não você! Então se contenha! Você só pode pedir encomenda quando a pessoa é íntima sua do tipo irmã e mãe. Caso contrário o melhor é evitar mesmo. Olha o bom senso: viagem tem quantidade de bagagem e a pessoa deverá gastar com ela e com quem interessa a ela.

Tudo bem pode encomendar!

Caso vá fazer alguma encomenda, passe o dinheiro para pessoa na moeda que ela vai usar. Nunca, jamais, passe o dinheiro em débito em conta ou na moeda sem câmbio. Isso é o cumulo do absurdo. Tenha bom senso, também, nas coisas que irá pedir. Evite pedidos que ocupará grandes espaços na mala ou até mesmo que sua encomenda venha como bagagem extra. Isso só mostra que você é espaçoso demais.

Pedido feito!?

Evite pedidos como: obras de arte, remédios, etc. Isso é muito pessoal e a pessoa vai ter que parar o que está fazendo para procurar essas coisas íntimas pra você. O pior é quando as encomendas vêm acompanhadas da famosa frase: “só traga se você passar perto e lembrar que eu te pedi”, nossa isso é horrível e muito deselegante. Caso você faça a encomenda e a pessoa não traga, seja pelo menos educado e agradeça, não perca a amizade por isso, pois o correto é você pagar sua viagem e comprar tudo que você tem vontade.

Queridos, vamos ter bom senso, porque o importante é a viagem da pessoa e não as suas encomendas. Deixa seu amigo curtir as tão sonhas férias e descanso dele! Programe as suas para o próximo ano e boas compras!!!