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fevereiro 2014

Comportamento & Etiqueta

Etiqueta no Carnaval

27 de fevereiro de 2014
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Está chegando a hora da festa tradicional e popular mais esperada por todos os brasileiros: o carnaval! E, em meio a tanta descontração e folia não podemos esquecer que as regras de etiqueta devem ser mantidas e observadas.

A primeira dúvida é: com que roupa eu vou? Algumas festas costumam disponibilizar os famosos “abadas”, mas nesse caso o cuidado é redobrado. Fique atento às dicas.

  1. Na hora de customizar ou colocar a camiseta com a sua “cara”, cuidado para não exagerar. Mulheres principalmente! Cuidado com os decotes profundos e os famosos “penduricalhos”. É um momento de descontração, lazer e festa, mas mesmo assim estarão presentes pessoas de todos os tipos, pensamentos e lugares diferentes e mais: sua imagem também conta em momento de festa. Então reflita: qual a mensagem você quer passar?!
  2. Usar roupas muito curta e coladas, bem como saltos altíssimos também não convém neste momento. É o momento ideal para abusar das roupas mais confortáveis! Isso não quer dizer que você não vai se destacar no carnaval, significa que você é discreta até nos momentos de festa e isso conta ponto a seu favor.
  3. Outra regra básica de etiqueta é beber com moderação e saber seus limites. Nunca se esqueça que direção e bebida não combinam e que seus amigos querem aproveitar a festa tanto quanto você.

E uma última e simples “diquinha”: não precisa estar vestida (o) como carro alegórico para se destacar. O importante é ser fiel às normas da etiqueta até nos momentos de diversão. Você vai ser um sucesso.

Bom carnaval!!!

Comportamento & Etiqueta

Almoço de negócios

21 de fevereiro de 2014
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Várias dúvidas surgem quando esse assunto é colocado em pauta, mas vamos tentar simplificá-lo para que as “gafes” diminuam nesse quesito. Então, muita atenção!!!

– Primeira regra: quem convida para o almoço sempre paga a conta. Afinal, quem precisa fechar o negócio é deve investir um pouco. Existe uma regra que a etiqueta empresarial perdoa: dependendo da intimidade ou do grau de relacionamento entre as pessoas que estão fazendo o negócio a conta pode ser dividida, mas sinceramente o ideal nessas horas é que o mais interessado “banque” esse momento.

– Segunda regra: escolha o restaurante certo, de preferência com boa localização para evitar trânsito indesejado. Além disso, é muito elegante escolher um horário comum para todos os participantes.

– Terceira regra: as roupas adequadas são terninhos para mulheres e ternos para homens, afinal o almoço é de negócios e não uma happy hour ou festa.

– Quarta regra: desliguem os celulares ou coloque-os no modo silencioso. Jamais atenda à mesa, pois é deselegante. Isso serve tanto para a vida pessoal quanto para profissional.

– Quinta regra: escolha o menu correto. Se for o caso procure saber antes de agendar o almoço o que o seu convidado mais gosta para não correr o risco de errar.

– Sexta regra: as conversas devem variar, porém os assuntos pessoais estão extremamente proibidos.

– Sétima e última regra: não exagere na bebida. Escolha um vinho de boa qualidade para acompanhar a refeição, mas nunca tome a garrafa inteira.

Almoços empresariais têm como objetivo estreitar relacionamento e gerar negócios. Por isso, nesse momento é bom causar boa impressão, pois você está representando sua empresa e os interesses dela. Use sempre o bom senso para não errar e boa sorte!!!!

Comportamento & Etiqueta

Organize seu ambiente de trabalho

10 de fevereiro de 2014
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Com a correria do dia a dia podemos deixar passar despercebida aquela bagunça na mesa de trabalho ou mesmo na mesa do colega, sala de reunião, etc.

Organizar o seu espaço de trabalho revela muito sobre o seu perfil profissional. Diante dessa realidade vou passar algumas dicas que são básicas para o bom convívio no ambiente corporativo.

A primeira regra de etiqueta é lembrar que o ambiente de trabalho não é seu e sim da empresa. Por isso, diante dessa realidade você não poderá colocá-lo de acordo com a sua vontade ou gosto e sim como o ambiente pede. Organize sua mesa de trabalho: evite papéis, enfeites e fotos em excesso. Mesa organizada não quer dizer falta de trabalho.

No computador da empresa evite colocar assuntos e fotos pessoais, principalmente na área de trabalho ou como proteção de tela. Às vezes você pode passar por situações que contarão muito em alguma decisão profissional.

Flores, perfumes, incensos: podem identificar um profissional romântico e até idealista, e isso pode ser prejudicial dependendo do perfil da empresa que você faz parte.

Brinquedos, docinhos e afins mostra que o profissional é infantil e não consegue firmar como profissional. Denota sentido carente e frágil.

Comidas em cima do computador, nem pensar. Utilize o bom senso, pare por alguns minutos e vá para um local apropriado para lanches. Somente água é permitida.

A regra é sempre utilizar o bom senso. Ele é um amigo para todas as horas. Outra dica essencial é: faça com o outro o que gostaria que fizesse com você.

Aproveitem as dicas e boa semana!!!!

Comportamento & Etiqueta

Começar o ano com pé direito

3 de fevereiro de 2014
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Nada melhor que começar o ano fazendo planos, estipulando metas e objetivos para cumprirmos. Mas, o normal é que essa energia positiva emanada no início do ano esfrie ao longo dele. Devemos, então, ser perseverantes e não deixar que isso aconteça.

Assistindo a um programa de televisão vi uma reportagem interessante sobre mudança de vida e a frase que mais chamou atenção e me inspirou para escrever o primeiro texto do ano foi: “se você quer mudança em sua vida, faça algo e faça agora”.

Diante dessa máxima, nada melhor que listar alguns passos que considero importantes como regras de convivência para um ano saudável na vida pessoal e profissional:

Não seja negativo:

O ano mal começou e no primeiro dia de retorno ao trabalho, o colega mal te cumprimenta e ainda diz: “nossa que triste voltar ao trabalho”, considero isso uma falta de elegância e principalmente educação. Se você não está satisfeito com o que faz corra logo em busca do que quer e saia do trabalho que te deixa infeliz. Vá em busca do seu sonho. O elegante é não chegar passando sua energia negativa para pessoas que gostam do que fazem e lutam pelo que acreditam. Contenha suas emoções, afinal não é todo mundo que compartilha do mal humor da segunda feira.

Procure se organizar:

Todo ano que inicia pede uma reorganização. Então, comece colocando cada coisa em seu devido lugar. Anote as coisas que considera ser importantes, ou seja, comece o ano com prioridades, não acumule papéis e mantenha apenas coisas necessárias para o seu dia a dia próximas a você.

Invista em seu profissional:

Esse item é prioridade para o início do ano. Invista em você, faça cursos, participe de eventos e se atualize, isso dá um novo ânimo e faz com que você volte cheio de ideias para melhorar seu futuro profissional.

Comece algo novo:

Uma academia, dança, curso de idiomas, enfim programe-se para começar uma atividade que você está planejando há muito tempo. Essa energia faz bem tanto pra você quanto para as pessoas que te cercam.

As regras para uma boa convivência são simples: seja educado e feliz com o seu dia a dia, ou pelo menos tente ser. Se algo te incomodar mude! Literalmente vale a máxima: “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”, pois isso pode afetar seu dia e o das pessoas que cercam você.

Seja feliz e que 2014 seja repleto de pessoas mais gentis e educadas.